A TRANSIÇÃO DO PARADIGMA TRADICIONAL PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO MÉDICO

uma análise reflexiva

  • Vânia Torres
  • Cristina Andrade Sampaio
  • Antônio Prates Caldeira

Resumen

Os últimos anos registram um movimento das escolas médicas em direção à inovação educacional. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como um novo paradigma capaz de superar as limitações do método tradicional. O presente estudo é um ensaio que discute características de ambas as metodologias e do processo de transição de uma para a outra. O ensino tradicional caracteriza-se pela exposição do conteúdo de forma fragmentada e descontextualizada, reduzindo o estudante a um mero espectador. A ABP destaca-se como uma prática pedagógica que estimula o aprender a aprender, por meio de estratégias ativas, práticas significativas e contextualizadas, com vistas a formar um sujeito autônomo e crítico, capaz de pensar nos problemas atuais de forma interdisciplinar e colaborativa. A adesão ao novo paradigma requer cautela e um longo percurso balizado por reflexões e flexibilização por parte dos atores envolvidos no processo de mudança.

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