Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões estão sendo recebidas através do link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

a) O texto submetido deve ser inédito no Brasil.

b) O texto deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros/as pesquisadores/as.

c) Os dossiês ou Seção Temática, propostos pela Equipe Editorial ou por um grupo de autores/as, devem atender às normas da Revista. Os artigos que compõem o dossiê devem ser em número mínimo de 8 e máximo de 10. Todos os artigos passam individualmente pelo processo avaliativo regular da Revista. Se somente um número pequeno deles for aprovado, estes comporão uma seção temática dentro de um número regular da Revista.

d) Extensão: os artigos e as entrevistas devem conter, no máximo, 7.500 palavras (somente o corpo do texto), em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,5 cm e margens direita e esquerda de 3,0 cm; em folha formato A4. As resenhas devem conter, no máximo, 2.500 palavras, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.

e) Os textos devem ser redigidos preferencialmente em Língua Portuguesa. A revista publica textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos devem ser acompanhados de um resumo em português.

f) Todos os textos devem ser obrigatoriamente submetidos em arquivos Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e inseridos no modelo (template) disponibilizado AQUI (clique em "Arquivo" e em seguida faça o download em Word).

g) Os textos devem trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

h) Resumo: máximo de 10 (dez) linhas, ou equivalente a 100 palavras, contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá ser enviado em Língua Portuguesa, em Inglês e em Espanhol. O resumo ainda deve apresentar de 3 (três) a 4 (quatro) palavras-chave digitadas em modo minúsculo e separadas por ponto e vírgula (;).

i) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé.

j) As notas de rodapé devem estar em fonte Arial 10, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado, apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva. As notas devem ter caráter explicativo.

k) As tabelas, gráficos, fotografias devem ter nitidez. Em todos os casos, o uso de tabelas, gráficos, imagens e quadros devem ser enumerados, centralizados, apresentando título e fonte das mesmas.

l) As referências devem apresentar exclusivamente os autores citados no texto. São apresentadas ao final, em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, obedecendo às normas da ABNT, redigidas em Fonte Arial 12, espaçamento entre linhas simples, alinhado à esquerda, espaçamento entre parágrafo automático.

m) Ao final do texto, após as referências, deve constar um résumé dos/as autores/as com endereço eletrônico para correspondência. Neste item, devem constar as seguintes informações: titulação, filiação institucional, participação em grupos de pesquisa e áreas de interesse em pesquisa. Cada résumé deve ter entre 60 e 80 palavras.

n) O trabalho deve ser submetido sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Os/as autores/as, ao submeterem o texto, DEVEM preencher o cadastro completo (metadados). No arquivo submetido não deve haver nenhuma informação que identifique a autoria. Caso faça citação de trabalhos dos/as próprios/as autores/as, suprimir os dados (pode-se utilizar marcador XXX).

QUESTÕES ÉTICAS

A Revista Cadernos de Educação possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e aos processos de avaliação e de publicação.

Os procedimentos éticos e as decisões tomadas baseiam-se nos seguintes documentos:

- Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
- Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica;
- E-book Ética e Pesquisa em Educação: subsídios - v. 1 (ANPEd);

Quanto aos artigos

Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep, Plataforma Brasil ou outro sistema), solicitamos aos/às autores/as que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).

Os/as editores/as, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos/às avaliadores/as que também o façam.

Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os/as autores/as incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa. Sugerimos o verbete “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1, p. 205-211.

Sugere-se especial atenção com os grupos considerados em situação de vulnerabilidade, tanto na produção dos dados e na interação com estes sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados das pesquisas realizadas. Entre os grupos considerados potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, crianças ou mulheres vítimas de violência, entre outros.

Quanto à autoria

A Revista Cadernos de Educação não estabelece limite máximo de autoria. No entanto, os/as autores/as devem ter em mente os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica):

Item 17: “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito”;

Item 20: “Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho” (BRASIL, 2011, p. 6).

Uma pesquisa pode contar com o envolvimento de várias pessoas. Entretanto, na escrita de um artigo nem sempre contamos com todos/as os/as envolvidos/as. Por isso, recomenda-se que os/as autores/as do texto incluam uma nota de rodapé citando eventuais colaboradores/as da pesquisa.

Além disso, a Revista orienta que os/as autores/as e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo e que, após a lista de referências, incluam uma nota informativa sobre a contribuição de cada autoria na elaboração do artigo. Exemplo:
CONTRIBUIÇÃO DAS/DOS AUTORES/AS (especificar cada contribuição, de acordo com as normas da revista: CRedit (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI) Exemplos abaixo:

Autora 1 – Coordenadora do projeto, participação ativa na análise dos dados e revisão da escrita final.
Autor 2 – Coleta de dados, análise dos dados e escrita do texto.
Autor 3 – Análise dos dados e escrita do texto.

Plágio e autoplágio

A editoria da Revista pode utilizar sistema de controle de plágio, antes de enviar artigos para os/as avaliadores/as. Antes de submeter o artigo, os/as autores/as devem certificar-se de que todas as ideias de outros/as autores/as estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do/da autor/a devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito (conforme Manual da ABNT e documento Ética e Integridade na prática científica - CNPq).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos à Revista Cadernos de Educação são entendidos como um documento confidencial durante o processo de avaliação editorial. Os/as editores/as e os/as avaliadores/as não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito. Só são avaliados os artigos devidamente inseridos no Open Journal Systems (OJS). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação são considerados válidos se realizados via esse sistema.

A Revista Cadernos de Educação adota o processo de revisão duplo-cego. Todos os trabalhos são avaliados por dois(duas) pareceristas, indicados/as por membro da Equipe Editorial. No caso de pareceres contraditórios, o trabalho é encaminhado a um/uma terceiro/a parecerista ou é tomada a decisão pela Equipe Editorial e/ou responsável pela organização do dossiê/seção temática. O parecer de decisão final, elaborado pelo editor/a responsável da Revista ou convidado para edição de dossiês/seção temática, é designado como “relatório final conclusivo”. Após a aprovação pela Equipe Editorial, o manuscrito submetido é enviado para a editoração final (revisão linguística e formatação de arquivo).

As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do OJS.

No caso das chamadas de artigos para dossiês ou para seção temática, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.

Devido a restrições orçamentárias, eventualmente, a revista poderá consultar os/as autores/as para colaborar com o pagamento de parte da revisão.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores (as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os (As) autores (as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Os (As) autores (as) são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Os (As) autores (as) são estimulados (as) a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e um maior alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

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