UM OLHAR SOBRE DIFERENTES FORMAS DE ENFRENTAR A VIOLÊNCIA ESCOLAR

uma abordagem etnográfica

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni
  • José Marcelino de Rezende Pinto
Palavras-chave: violência na escola, indisciplina na escola, escola e comunidade, participação escolar

Resumo

Este trabalho visa identificar de que maneira as estratégias e formas de organização adotadas por três escolas públicas de Ribeirão Preto influenciam na ocorrência de eventos violentos em seu cotidiano. Foram estudadas duas estaduais e uma municipal, situadas em regiões periféricas da cidade e com altos índices de violência. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental, observação participante durante 11 meses e entrevistas com diretores, professores, funcionários, pais e alunos. O resultados indicam uma relação direta entre a estrutura e a organização das escolas e a ocorrência de eventos violentos. Estratégias como o preparo e a integração da equipe, articulação com a comunidade e gestão participativa mostraram-se bastante eficazes para enfrentar a questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Relatos de Pesquisa