O INVERNO DAS RELAÇÕES ESCOLARES, APRENDENDO SOBRE O SEU COTIDIANO

  • Georgina Helena Lima Nunes
Palavras-chave: educação, cotidiano, relação social

Resumo

Este artigo é fruto da articulação entre a minha experiência como professora de Educação Física de uma escola da rede pública da cidade de Pelotas-RS, e as reflexões advindas das diversas leituras da disciplina Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse texto são evidenciados alguns momentos do cotidiano escolar em que a reflexão se encaminha para o exercício de disciplinar o olhar, a fim de que seja possível captar a profundidade e a possibilidade das ações que ali ocorrem. Através da experiência de observar as relações sociais estabelecidas em dois espaços, arquibancada e praça, é criada uma analogia entre o teor das mesmas e a estação do ano em que as cenas acontecem, o inverno. Nesse sentido, acredita-se que, se preferirmos olhar, que ousemos olhar com os olhos da prática, com os olhos da teoria, com olhos que não coisifiquem nem as pessoas nem as relações, mas que transformem “o inverno das relações escolares” em um sentido mais tênue da palavra inverno: na possibilidade mais calorosa, da proximidade, em uma outra dimensão metafórica ou dialética que dessa palavra possa emergir.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos