COMO EDUCAR PROFISSIONALMENTE SEM EDUCAR PARA A VIDA

  • Jorge Renato Alves Campos
  • Wlander Belem Martins
  • Tereza Fachada Levy Cardoso
Palavras-chave: educação tecnológica, perfis profissionais, educação e trabalho

Resumo

O capitalismo necessita, nos tempos atuais, formar mão-de-obra em condições de atender às demandas tecnológicas, cujas competências e habilidades a serem “produzidas” trazem “efeitos colaterais indesejáveis” para o sistema econômico existente, uma vez que levam o trabalhador a uma autonomia e postura crítica, necessárias para enfrentar os obstáculos e problemas da profissão, mas que não estão restritos a este campo de atuação. Fica, assim, a cargo dos sistemas regulares de ensino, apresentar alternativas pedagógicas que atendam às expectativas quanto à geração de mão-de-obra qualificada, sem provocar transtornos “à ordem e ao bemestar” da sociedade. No Brasil, a LDB 9394/96 redefiniu os objetivos da educação profissional, tendo em vista as novas exigências do sistema produtivo.

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