QUE CULTURA(S) DOCENTE(S) SE DESEJA(M) NA ESCOLA?

opinião de Sub-coordenadores dos grupos disciplinares do Ensino Secundário português

  • Francisco Cordeiro Alves
Palavras-chave: Cultura de colaboração, balcanização, individualismo, mosaico fluído, colegialidade artificial

Resumo

Estabelecido o quadro teórico, baseado, fundamentalmente, no modelo de Hargreaves relativo à variedade das culturas docentes, procurámos saber, junto dos Sub-coordenadores de grupo disciplinar de uma Escola Secundária, a posição que os mesmos têm sobre tal realidade. Neste sentido, utilizámos um questionário de opinião, cujos dados nos permitiram apurar que é desejável uma cultura docente de tipo misto, embora sejam preferencialmente manifestas as tendências favoráveis a uma cultura de colaboração. Na verdade, ainda que não tão desejadas, são aceitáveis as culturas de balcanização e de individualismo fragmentado, ficando menos evidente a propensão para as culturas de mosaico fluído e de colegialidade artificial. Apesar da hierarquização de tais culturas, nenhuma delas fica excluída das práticas sociais de tais professores.
As nossas conclusões, contudo, e porque são extensíveis apenas aos Sub-coordenadores estudados, deixam o caminho aberto a investigações futuras.

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