FORMAÇÃO DE EDUCADORAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

saberes necessários à integração à vida

  • Márcio Xavier Bonorino Figueiredo
Palavras-chave: formação, educação biocêntrica, biodanza, vivência, infância

Resumo

Este ensaio trata da formação das educadoras das Escolas Municipais de Educação Infantil de Pelotas com base na Visão Biocêntrica, do Princípio Biocêntrico e de sua aplicabilidade na Educação Infantil. Fala-se das expectativas, das relações, da atuação pedagógica, dos processos de vida, das diferentes possibilidades de conhecimentos, das atuações pedagógicas, das dimensões integradoras dos afetos. Fazemos uma análise fenomenológica dos registros, das verbalizações das educadoras das escolas infantis colhidas nas vivências. As expectativas das educadoras nos ofereceram um “panorama fotográfico” das escolas infantis e da vida nesses espaços. Fazê-lo com carinho, diálogo e consideração pelo grupo, permite gostar das pessoas, do trabalho, do ambiente de trabalho, e permite o crescimento. Necessitamos vivenciar outros ritmos dos corpos, das faces, dos olhares, das alegrias que teimam em desobedecer aos rituais da mesmice. Das transmutações da insegurança, da vergonha, da ansiedade, surgem à coragem, a tranqüilidade, a calma emocionada e a esperança anunciada diante do outro e do mundo. Permanece o desejo das educadoras na necessidade de uma formação continuada constante que articula as experiências cotidianas com teorias que permitam construir uma “leitura” da escola numa teia de olhares.

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