ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE INCLUSÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IFES MINEIRAS

  • Luciana Pacheco Marques
  • Cristina Toledo
  • Gabriela Silveira Meireles
Palavras-chave: formação do pedagogo, inclusão, diversidade, educação especial

Resumo

Considerando que o discurso sobre a deficiência, desenvolve efeitos de sentido com direções diferentes, onde o sujeito com deficiência é significado e se significa de diferentes formas e pressupondo a inclusão como a possibilidade dada aos alunos de desenvolverem plenamente suas potencialidades, objetivou-se desvelar os sentidos do termo Inclusão nos Cursos de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais (IFES Mineiras). Ao desvelar estes sentidos, percebeu-se que, ao contrário do paradigma da inclusão, a atuação pedagógica continua sendo voltada para a normalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se formar professores para lidarem pedagogicamente com os alunos, considerando suas diferenças sociais, econômicas, raciais, de valores e crenças, visando eliminar as barreiras no processo de aprendizagem e contemplar as diversas formas da existência humana.

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