CURRÍCULO-MOVIMENTO

experimentações e criações no território da prática curricular

  • Marlucy Alves Paraíso
Palavras-chave: currículo, professoras, filosofia da diferença

Resumo

Este trabalho entra no território do fazer curricular de três professoras para acompanhar os movimentos nele efetuados. Utiliza conceitos retirados das produções de G. Deleuze & F. Guattari, e procura cartografar as linhas de fuga pelas quais se pode experimentar e explorar um outro currículo. Esboça um mapa aberto do currículo-movimento e delineia tanto os elementos desse currículo que despotencializam os envolvidos no processo, como aqueles que possibilitam escapar ao currículo-forma e ao currículo-dominante. Desenvolve o argumento de que nos currículos praticados é possível ver metarmofoses, encontros e composições que formam currículos: militantes, guerreiros e agenciadores. O objetivo é mostrar aquilo que impede a criação no currículo e, principalmente, fazer aparecer aquilo que nos currículos praticados possibilitam multiplicar os fluxos; multiplicar aquilo que vaza.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos