A SISTEMATICIDADE NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Abordagem histórico-cultural

  • Isabel Koltermann Battisti
  • Cátia Maria Nehring
Palavras-chave: Medida de superfície, relações conceituais, abordagem histórico-cultural

Resumo

O presente texto traz à reflexão o processo de ensinar e aprender matemática com foco especial à sistematicidade dos conceitos matemáticos. Apresenta um episódio que faz parte dos dados empíricos de uma pesquisa, o qual envolve alunos de 5ª série e foca medida de superfícies. Este episódio é analisado considerando a sistematicidade dos conceitos matemáticos e sua implicação no processo de elaboração conceitual, a partir da abordagem histórico-cultural desenvolvida por Vigotski e de ideias e conceitos matemáticos apresentados por Caraça. No entendimento proposto, a compreensão das relações conceituais está sendo considerada fator condicionante para que a criança, em contexto escolar, realize um processo de elaboração conceitual e/ou de evolução nos níveis desta conceituação. São entendimentos que podem desencadear e fundamentar reflexões capazes de possibilitar, no contexto escolar, ações que oportunizem ao educando a apropriação de saberes matemáticos.

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Artigos