EDUCAÇÃO E DIÁLOGO

construindo o humano

  • Lúcio Gomes Dantas
  • Francisco Silva Cavalcante Junior
Palavras-chave: Autonomia, Educação dialógica, Formação humana

Resumo

A educação, em especial no locus escolar, trata de humanizar as relações, a partir da aprendizagem centrada na pessoa, na perspectiva da psicologia, da pedagogia e da filosofia humanistas, baseadas, sobretudo, no pensamento de Carl Rogers, Paulo Freire e Hannah Arendt, respectivamente. A prática pedagógica entre os sujeitos nela envolvidos, seja ele o educador, seja ele o educando, desenvolve conhecimento e atitudes reflexivas que contribuem para a mudança do sujeito social e de seu entorno. Nesse sentido, refletimos a escola como espaço democrático em vista de uma autêntica comunidade dialógica, exponenciando a curiosidade, a investigação, a confiança, o diálogo como construção da autoeducação em que os sujeitos possam ser realmente o que são, valorizando, assim, o florescimento do ser humano através de expressões autênticas, efetivas e libertadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos