APOIO SOCIOEDUCATIVO, ENRAIZAMENTO DO INFANTO-JUVENIL?

juvenil?(com)vivências em comunidades da periferia urbana

  • Laura Souza Fonseca
Palavras-chave: infância e adolescência, trabalho infanto-juvenil, apoio socioeducativo, direitos da criança e do adolescente

Resumo

Este artigo analisa políticas de defesa de direitos da infância e adolescência, especialmente no combate ao trabalho infanto-juvenil. Situa o marco jurídico para analisar o apoio socioeducativo, componente das políticas públicas de combate ao trabalho infanto-juvenil. A análise enfoca convivências em diferentes lugares/tempos de uma comunidade urbana na zona sul de Porto Alegre, RS, entre 1998 e 2002; e dialoga, também, com outras experiências que, apesar das diferenças espaço-temporais, mantém a singularidade de classe da população atendida. Metodologicamente, a observação e a pesquisa participante constituíram-se nas principais ferramentas para análise e intervenção na realidade. À guisa de conclusão, ainda que temporária, o artigo afirma, de um lado, a importância desses espaços para comunidades, crianças e adolescentes inseridos e, de outro, a precariedade dos mesmos, como parte de uma política de Estado cada vez mais subsumida em políticas de governo.

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Artigos