A TV COMO OBJETO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE EDUCADORES

prazer e crítica

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro
Palavras-chave: mídia e educação, TV e formação de professores, TV e prática pedagógica, educação em televisão, TV na escola

Resumo

Este trabalho analisa implicações do estudo sobre televisão na formação e prática de educadores. Baseia-se em depoimentos escritos nos memoriais de professores que participaram do curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje” e em questionários aplicados a 61 professores de escolas públicas do DF e a 117 estudantes do ensino fundamental e médio do DF. Na análise dos dados quantitativos, constatamos que a preferência dos professores – dentre os programas de televisão – recai sobre os informativos, seja para seu próprio conhecimento, seja para utilização em sala de aula. Em seus depoimentos, os professores declaram que o estudo sobre TV lhes proporciona segurança para incorporar, na prática de ensino, outros gêneros de programas a que os estudantes assistem. Igualmente, revelam sua satisfação pessoal em fazer da recepção em casa um lugar de pensar a TV. Em conclusão, o conhecimento sobre televisão pode ajudar o professor na promoção de uma aprendizagem mais significativa em sala de aula, bem como ser objeto de reflexão no hábito cotidiano familiar de assisti-la.

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Artigos