O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO PARA A LIBERDADE NO BRASIL E NA ÁFRICA HOMENAGEM A PAULO FREIRE

  • Gomercindo Ghiggi
  • Martinho Kavaya
Palavras-chave: Freire, autoridade e liberdade, educação e diálogo, África e Ondjango

Resumo

O presente texto, ao recuperar o vigor da construção filosófica freiriana acerca da complexa relação da autoridade com a liberdade, também expõe breves reflexões em torno da africanidade de Freire. Discutindo a prática pedagógica na educação, já na década de 60, Freire trouxe à discussão o necessário exercício da autoridade (política, pedagógica, epistemológica e ética) no mundo da formação das pessoas. Pensando a partir da sociedade estratificada e opressora, os autores apontam para uma das centrais tarefas ao trabalho docente: dialogicamente, ao educador cabe contribuir para a organização do mundo da formação humana desde uma concepção que toma a educação como instituição que atua a favor da organização social a serviço da libertação. Do desafio exposto, sabedores dos elos que Freire manteve com a África, trazemos a experiência africana do Ondjango, expressão de diálogo e de tomada de decisões na e da comunidade, espaço e tempo em que a autoridade e a liberdade têm lugar destacado. Com os propósitos acima, intentamos, neste diálogo Brasil-Angola, homenagear Freire, quando se recordam 10 anos de presença-ausente desse educador que marcou e continua marcando provocativa presença, tanto
no mundo da política como, mais intensamente, no da educação.

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