AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

análise dos indicadores de evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Central

  • Tulyana Coutinho Bento Pereira
  • Guiomar de Oliveira Passos
Palavras-chave: Evasão, Retenção, Avaliação de Política Pública, Assistência estudantil

Resumo

Este trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas e programas sociais, enfocando a efetividade da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), no que tange à redução das taxas de evasão e retenção entre os matriculados no Campus Teresina Central. Para tanto, tendo por base dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), cedidos pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), comparam-se as taxas do primeiro ano de implementação da Política com as dos anos anteriores. Verifica-se que houve, na maioria do período, ano a ano examinado, um decréscimo das taxas de retenção e evasão, significando que a política de assistência estudantil foi efetiva no cumprimento de um de seus objetivos, enquanto política pública no âmbito da educação profissional piauiense.

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