DISCUTINDO PROJETOS EMANCIPATÓRIOS NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL

  • Maurício César Vitória Fagundes
  • Maria Isabel da Cunha
Palavras-chave: projetos político-pedagógicos, educação superior, gestão emancipatória

Resumo

A possibilidade de transformação das relações políticas e pedagógicas da universidade, envolvendo o seu papel social no contexto onde se insere, tem sido objeto de estudos e impulsionado ações e experiências. Esse movimento se expressa no delineamento de Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das IES e pode assumir a condição emancipatória como referente. As condições que se estabelecem a partir de cenários nacionais e internacionais, implicam as possibilidades, mais ou menos intensas, de participação e democratização. Utilizando-se principalmente as contribuições de Buarque, Marx, Freire e Sousa Santos, analisam-se experiências de implantação de PPPs de duas Universidades Públicas brasileiras, gestadas em contextos históricos e temporais distintos. Tendo pressupostos conceituais similares na orientação política de seus Projetos, o cotejamento das experiências indica as tensões entre as forças da regulação e as da emancipação que as caracterizam.

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