SABERES E FONTES DE APRENDIZAGENS DE PROFESSORAS CONSIDERADAS BEM-SUCEDIDAS

  • Ana Paula Gestoso de Souza
  • Lilian Maria de Medeiros
  • Reginaldo Fernando Carneiro
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Palavras-chave: Professores bem-sucedidos, Desenvolvimento profissional, Formação docente

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a aprendizagem profissional de professoras bem-sucedidas, considerando seus saberes e suas fontes de aprendizagens. Para isso, realizamos uma conversa coletiva com um grupo de quinze professoras que participavam de um curso de formação contínua, a fim de elaborar um perfil de professor bem-sucedido sob a ótica dos pares e concretizar a escolha de duas professoras consideradas bem-sucedidas. Posteriormente, realizamos uma entrevista conjunta semiestruturada com essas duas professoras. A análise dos dados evidenciou que vários fatores influenciam o trabalho do professor bem-sucedido, dentre eles: os cursos de formação inicial e continuada; o trabalho em equipe; a fé/religiosidade; o suporte familiar; a ética; o reconhecimento da profissão docente pela família dos alunos e dos pares; o respeito pelo aluno; e a autovalorização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos