SOBRE COTAS NA UNIVERSIDADE

engenharias inclusivas de estudantes afrodescendentes no ensino superior

  • Gilberto Ferreira da Silva
Palavras-chave: Educação e relações raciais, Formação de Professores, Ensino Superior, Ações Afirmativas

Resumo

O atual contexto do processo formador de educadores e os desafios emergentes das transformações sociais, principalmente pela perspectiva da cultura e da economia, constituem-se em eixos que reivindicam nossos esforços investigativos. Na localização das engenharias e dinâmicas que se dão pelo cotidiano desses processos, a temática que se coloca em pauta neste estudo centra-se nos processos de exclusão/inclusão vivenciados por afrodescendentes no ensino superior. Os entrelaçamentos por entre as trajetórias e estratégias dos estudantes, durante sua formação, congregam os aspectos que carecem de um olhar mais apurado para estabelecer uma melhor compreensão dos limites e das contradições que ocorrem e, também, das engenharias criadas, permitindo compreender como se dão as exclusões/inclusões sociais, culturais e econômicas durante o período de formação. A essas engenharias alia-se o cenário contemporâneo da discussão sobre cotas para negros na universidade. 

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Artigos