LIÇÕES DE GAUCHISMO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS

  • Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
  • Rosa Maria Hessel Silveira
Palavras-chave: Pedagogia Cultural, Pedagogia do Gauchismo, Livro Didático

Resumo

A partir do entendimento de que o livro didático foi e continua sendo um elemento fundamental nas salas de aula do Brasil, o presente artigo tem por objetivo analisar um tipo específico de representação presente em livros didáticos adotados no Rio Grande do Sul, qual seja, a representação de uma identidade gaúcha. O estudo faz considerações a respeito da importância de se analisarem os livros didáticos para, a seguir, examinar como a figura do gaúcho passou a ser relevante nesse material depois de 1950. A análise empreendida toma por base os livros História do Rio Grande do Sul, de Fidélis Dalcin Barbosa, de 1983, e Comunicação em língua nacional, de J. Milton Benemann e Luís A. Cadore, de 1974, e conclui que a abordagem de ambos diverge em alguns aspectos, estando a do livro de História mais presa ao estereótipo tradicional, enquanto a do livro de Português acolhe novas representações. 

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