INDICADORES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DA LINGUAGEM INTERATIVA DA LOUSA DIGITAL

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima
  • Sergio Ferreira do Amaral
Palavras-chave: Educação, Tecnologia, Linguagem digital interativa, Lousa digital

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre cinco indicadores didático-pedagógicos que foram sistematizados com o objetivo de auxiliar na utilização da linguagem interativa presente na lousa digital, sendo eles: interatividade; flexibilidade/multilinearidade; conectividade; qualidade das informações e dos conteúdos; e convergência de linguagens. A partir de uma pesquisa envolvendo duas turmas de graduação do Curso de Pedagogia da Unicamp, foi proposta a utilização dos indicadores para planejar uma atividade com a lousa digital. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário para avaliar a clareza; coerência; consistência; relevância; e efetividade dos indicadores. Concluiu-se que houve uma grande aceitação dos indicadores da linguagem digital interativa para a elaboração das práticas pedagógicas com a lousa digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos