A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL

a experiência da região metropolitana do Recife

  • Celma Tavares

Résumé

A educação em direitos humanos (EDH) é uma área de conhecimento recente no Brasil, em especial no âmbito do ensino formal. Em Pernambuco, o trabalho na rede pública estadual, em 2007, passou a desenvolver-se com base em dois eixos: a educação como direito humano e a educação em direitos humanos. Este texto tem o objetivo de refletir sobre o trabalho de EDH no ensino formal com base na experiência realizada em escolas públicas estaduais da Região Metropolitana do Recife. A opção metodológica do estudo foi pela abordagem qualitativa, com utilização de análise documental, dados quantitativos, entrevistas e observação. A análise apontou avanços e fragilidades no processo. Entre os primeiros, sobressaem a criação de uma estrutura específica para a EDH na Secretaria de Educação, a atualização curricular e as ações de transversalidade do conteúdo de direitos humanos. Entre as segundas, destacam-se a diversidade de conceitos, a insuficiência de conhecimento na área e a carência de materiais adequados.

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