A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

  • Regiane Müller Freiberger
  • Neusi Aparecida Navas Berbel
Palavras-chave: Princípios educativos da pesquisa, Metodologia da Problematização, Educação pela pesquisa, Formação de professores

Resumo

O presente artigo, que trata da pesquisa como princípio educativo, desenvolveu-se por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, buscando-se investigar de que forma a pesquisa está presente na formação e na atuação pedagógica de professores. Constatou-se que o educar pela pesquisa promove a (re) construção do conhecimento e aprendizados que superam a reprodução de informações. Verificou-se que as Diretrizes Legais incentivam, mas não priorizam, a formação com a pesquisa. Professoras consultadas não vivenciaram pesquisa em sua formação profissional. A Proposta Pedagógica da escola de referência também não contempla a pesquisa. Aponta-se para a necessidade de reflexão crítica dos princípios educativos da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem e apresentam-se medidas propiciadoras de tal vivência na formação de professores.

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