EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

projetos compartilhados do Laboratório de Educação Musical - LEM - UFSM/RS

  • Cláudia Ribeiro Bellochio
  • Luciane Wilke Freitas Garbosa
Palavras-chave: educação musical, formação de professores, laboratório de educação musical (LEM)

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de dois projetos de educação musical que têm sido desenvolvidos pelo Laboratório de Educação Musical - LEM - CE/UFSM. O primeiro é o Programa LEM: Tocar e Cantar, direcionado à formação inicial de professores, realizado de forma compartilhada entre acadêmicos e professores1 dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música, e constituído por oficinas de música. O segundo é o Programa SOM: formação, assessoria e orientação em música, que tem ações voltadas, sobretudo, à formação continuada de professores atuantes nas escolas de educação básica, organizando-se a partir de quatro linhas: formação de professores em serviço; formação inicial; concertos didáticos e orientação de grupos e de profissionais vinculados a bandas escolares.

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Artigos