ALTERNATIVAS PARA MELHORAR O FLUXO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

promoção automática e correção da defasagem idade-série

  • Adriéle Cristina de Souza
  • Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo
Palavras-chave: Política do Ensino Fundamental - Brasil, “Centralidade da Educação Básica”

Resumo

Na década de 1980, com a emergência da noção de prioridade da Educação Básica, foram implementados programas/projetos para enfrentar, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, as altas taxas de evasão e de repetência. Na década de 1990, as relações capitalistas em âmbito internacional e nacional contribuíram com a transição da noção de prioridade da Educação Básica à “Centralidade da Educação Básica”. Como resultado deste processo, foram desenvolvidos programas/projetos os quais visaram alcançar a melhoria do fluxo escolar, por meio da promoção automática e da correção da defasagem idade-série, alternativas consideradas necessárias para alcançar os critérios de produtividade e de racionalidade econômica.

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