PESQUISA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NOS ANOS 1960 EM SANTA CATARINA
desenho de um projeto escolar meritocrático
Resumo
Estudos têm mostrado que a educação brasileira, desde a década de 1930, foi alvo de disputas e objeto de diferentes interesses, o que impulsionou alguns grupos a buscarem status científico para a definição de suas propostas educacionais. Nesse quadro de referência se inscrevem as primeiras pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE), que diagnosticaram a situação do Estado catarinense visando oferecer subsídios à reforma educacional e possibilitar a solução de problemas que vinham se acumulando ao longo dos tempos. O presente estudo analisa aspectos que fundam um projeto escolar meritocrático a partir das pesquisas e publicações do CEPE, as quais expressam as apostas no planejamento educacional em Santa Catarina. Tais apostas buscaram orientação de organismos internacionais, como a UNESCO, objetivando organizar o sistema estadual de ensino. Para entender o perfil meritocrático da educação desenhado na década de 1960, inspiramo-nos em estudos sociológicos contemporâneos com foco na meritocracia escolar, visando compreender intenções implícitas e explícitas nos estudos educacionais realizados por esse organismo de pesquisa.