AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

portfólio como proposta

  • Mírian Barbosa Tavares Raposo
  • Marilda Lemos da Silva
Palavras-chave: avaliação, processo ensino-aprendizagem, portfólio, ensino médio

Resumo

Esse artigo representa a síntese de uma pesquisa monográfica organizada na Universidade de Brasília e teve por objetivo analisar o uso do portfólio como instrumento de reflexão, avaliação e de construção de conhecimento, de maneira que contribua para o desenvolvimento integral do aluno. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de Ensino Médio de Brasília e teve como principal participante uma professora de química que usa o portfólio como ferramenta pedagógica em sua atividade docente. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, foram utilizados como principais instrumentos de coleta de dados a entrevista e a análise documental. As informações co-construídas por esses meios ofereceram importantes referenciais para o alcance dos objetivos da pesquisa e conduziram a três categorias de análise, consideradas principais contribuições do estudo. São elas: gestão do tempo pedagógico; interdisciplinaridade; e formação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos