ENCRUZILHADAS DA INTERCULTURALIDADE

os difíceis caminhos na educação da mulher xavante

  • Luiz Augusto Passos
  • Maria Aparecida Rezende
Palavras-chave: Formação feminina, Educação cultural, Caminhos metodológicos

Resumo

Esse texto apresenta dois aspectos importantes interligados à educação: a preocupação das mulheres idosas Xavante com a continuidade da formação feminina junto à geração mais jovem e descrever os caminhos metodológicos construídos por essas mulheres para chegar “ao coração das jovens”. O texto é parte da pesquisa com mulheres da aldeia da Terra Indígena Pimentel Barbosa situada em dois municípios – Ribeirão Cascalheira e Canarana (MT). A pesquisa tem caráter fenomenológico merleaupontyano e etnográfico. Da fenomenologia, em Merleau-Ponty e Capalbo (2008), descreveremos eventos, fenômenos, como eles se dão a conhecer em diálogo com nosso olhar. Este se voltou para a análise do vivido, das vivenciadas de pesquisadora junto às mulheres Xavante. Da etnografia em Geertz (1989) será uma descrição densa buscando núcleos reveladores. A metodologia, observação participante no modelo de “pesquisa aberta”, registra-se livremente as observações, a experiência vivida e tudo o que for significativo para as informações colhidas. Espera-se, que o registro escrito do cotidiano seja significativo para as mulheres idosas e úteis para as mais jovens seguirem seus caminhos de mulher no espírito A’uwẽ Uptabi (povo autêntico).

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Artigos