DIÁLOGOS PERTINENTES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES

a concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP

  • Celia Maria Benedicto Giglio
  • Rosario Silvana Genta Lugli
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Pedagogia da Alternância, Gestão, Formação Inicial de Professores, Estágios

Resumo

Este artigo trata da experiência desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a partir da concepção do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Pedagogia. A base teórica dessa proposição inicial teve inspiração na Pedagogia da Alternância, produzindo uma metodologia para a formação prática em estreito vínculo com as escolas públicas de educação básica do Município de Guarulhos (São Paulo, Brasil). Essa metodologia confronta questões que envolvem as instituições formadoras – universidade e escolas - em diversos aspectos. Finaliza discutindo o caráter sistêmico presente na dimensão da formação inicial prática de professores, e a imprescindível gestão estratégica dessa formação, acenando para uma desejável vinculação entre a formação inicial e continuada de professores e gestores.

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