A ODISSEIA DE UMA ALFABETIZADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

  • Gabriela Medeiros Nogueira
  • Janaina Martins Lapuente
  • Caroline Braga Michel
  • Juliane de Oliveira Alves Silveira
Palavras-chave: alfabetizazção, ensino remoto, planejamento, avaliação diagnóstica

Resumo

Este artigo trata da prática de uma alfabetizadora, durante o ensino remoto, em uma turma de 1º ano. Diante do contexto nacional de exclusão social e escolar, a professora manteve seus alunos presentes, participativos e praticamente alfabetizados ao final do ano, o que se configurou como uma odisseia. Foram analisadas duas entrevistas, dez planejamentos semanais, fotografias e vídeos disponibilizados pela professora. O trabalho pedagógico foi realizado a partir da avaliação diagnóstica do nível de escrita das crianças e do planejamento voltado à apropriação do sistema de escrita alfabética, tendo como fio condutor a leitura de histórias literárias e jogos de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Dossiê