POETANDO E PINTANDO UMA “FORMAÇÃO DE PROFESSORES” COM MANOEL E MARTHA BARROS

  • Janete Magalhães Carvalho
  • Sandra Kreli Silva
  • Steferson Zanoni Roseiro
Palavras-chave: Formação de professores, Redes de conversações, Signos artísticos, Cotidiano escolar

Resumo

Objetiva potencializar os processos de “formação de professores” no coletivo escolar em sua relação com signos artísticos, a partir da linguagem poética de Manoel de Barros e da pintura de Martha Barros, tomando, também, como intercessor teórico privilegiado, a perspectiva deleuziana da relação entre signo-sentido e os estados de tempo perdidos, redescobertos e puros. Defende a tese da natureza micropolítica e conversacional dos processos de “formação dos professores”. Utiliza, como estratégia metodológica, a pesquisa-intervenção em redes de conversações com o coletivo de professores da escola. Conclui que os signos artísticos potencializaram a produtividade dos “encontros” e a atualização de conceitos, num devir-revolucionário de constituição do “povo que falta” na educação, no aprender-ensinar, no currículo, no cotidiano escolar.

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Artigos