DOCÊNCIA E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BASICA

a importância da análise documental de livros didáticos

  • Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez
  • Desirée Lorane Negrão Sampaio
Palavras-chave: Educação Básica, Formação Docente, Formação em Pesquisa, Livro Didático

Resumo

O estudo objetiva compartilhar das discussões atuais sobre pesquisa, “inovação educativa” e “profissão docente” (Imbernón, 2010), no Ensino de Leitura e demonstrar que, apesar das inúmeras publicações acadêmicas sobre as qualidades e inadequações das coleções didáticas em língua portuguesa (2009 – 2013), destinadas à Educação Básica, permanece a necessidade de os próprios usuários pedagógicos desses produtos culturais assumirem a condição de pesquisadores e efetuarem análises documentais desses materiais, antes dos usos em sala de aula. A metodologia envolveu uma revisão da Teoria Bakhtiniana da Intertextualidade e uma análise documental de um livro didático (selecionado pelas autoras), para demonstração dos resultados finais, que confirmaram a importância de formação em pesquisa dos docentes da Educação Básica para um ensino de leitura de maior qualidade.

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