O ESTÁGIO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

significados para quem já é professora professora

  • Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto
Palavras-chave: Estágio, Curso de Pedagogia, Formação de Professores, Teoria e prática

Resumo

Este trabalho analisa o estágio do Curso de Pedagogia de uma IES pública do RS, Brasil, na perspectiva de quem já é professora (estagiária professora).  Indagação balizadora: qual o significado do estágio para elas? Aporte teórico central: Pimenta e Lima (2004); Lima (2012); Schön (2000); Pereira (1982). O processo metodológico ocorreu pela coleta de dados, a parti r de questionário aberto aplicado a três alunas estagiárias do Curso de Pedagogia. Os critérios de escolha destas foram: estar em formadas no Magistério/Curso Normal e já terem exercido a profissão de professora antes ou exercerem na concomitante  ente à rea lização do estágio. Alguns resultados: fa zer o estágio sendo professoras provocou a reflexão acerca das práticas que realizavam antes e depois do  estágio. Este foi concebido como o “momento do fazer” e a teoria voltada ao “pensar”. As concepções de teoria e prática ainda encontram se marcadas por um reducionismo epistemológico, apesar de acenarem para a importância da relação entre elas. Entenderam existir a necessidade do estágio, mesmo no caso delas, que já eram professoras. Não houve proposta alternativa ao estágio, apesar de uma colaboradora ter mencionado a possibilidade deste poder ser feito em turmas nas quais e las já exercessem a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos