FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ELEMENTOS DA NOVA AFTER

um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária

  • Gustavo Pinto da Silva
  • Cândida Martins Pinto
  • Tatiana Aparecida Belem
Palavras-chave: Educação, Extensão rural, Formação profissional de nível médio

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) orienta para a formação de um profissional com visão holística, enfoque multidisciplinar e intercultural. O objetivo deste artigo é discutir essa formação no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade Integrado do IFFarroupilha – Campus São Vicente do Sul, realizada através de um trabalho integrado de duas disciplinas, nas quais os estudantes desenvolveram uma avaliação da Feira dos agricultores de Cacequi/RS e do consumo de alimentos. A integração de disciplinas, a união entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a imersão dos educandos na realidade mostraram-se importantes na formação profissional. Isso leva a considerar que espaços nos itinerários formativos para o desenvolvimento desse tipo de atividade são imprescindíveis para o perfil profissional preconizado pela PNATER.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos