O GORJEIO DAS AVES

vögel sind schon da

  • Maria Angela Peter da Fonseca
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara
Palavras-chave: Canto, Identidade, Collegio Allemão de Pelotas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a disciplina de Canto presente no currículo do Collegio Allemão de Pelotas, nas primeiras quatro décadas do século XX, como estratégia de preservação do germanismo e da língua alemã. Além disso, os Relatórios Escolares do Collegio Allemão de 1913 e 1923, os Estatutos do Collegio Allemão de 1915, o cancioneiro “Es tönen die Lieder...” (Soam canções...), de Wilhelm Schlüter, 1931, entrevistas com quatro alunas e boletins escolares, como principais fontes dessa pesquisa. A música correspondeu a uma forma genuína de transmissão de um logos e de um ethos através da interpretação de canções pelas quais valores e tradições centenárias foram veiculados por meio de palavras cantadas em língua alemã e, também, em língua portuguesa, contribuindo para a formação de uma identidade singular dos alunos teuto-brasileiros no locus acima anunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos