UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO E A ABORDAGEM DE ESTATÍSTICA

  • Danilo Messias Nascimento e Santos
  • Karly Barbosa Alvarenga
Palavras-chave: PNLD, Estatística, Escolha do Livro Didático

Resumo

Esta pesquisa visa verificar como se dá o processo de escolha de livros didáticos pelos professores e como eles veem a abordagem de Estatística nesse material. Para isso, aplicamos um questionário a docentes que lecionam no Ensino Médio e fazem mestrado de Matemática na Universidade Federal de Sergipe. A técnica de análise de dados foi a Análise de Conteúdo com análise estatística descritiva. No processo de escolha, o Guia de Livros Didáticos não está presente, sendo a forma mais comum para adoção da coleção o assédio das editoras ou mesmo critérios objetivos adotados pelos professores. Na opinião da maioria dos respondentes, o livro didático aborda a Estatística de forma parcialmente satisfatória, porque tem um conteúdo resumido e ajuda na elaboração de projetos que envolvem coleta de dados.

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