QUEM SOMOS NÓS?

reivindicando um construto para as identidades docentes

  • Patrícia Petitinga Silva
  • Gabriel Ribeiro
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira
Palavras-chave: Identidade, Identidade docente, Formação docente, Pós-modernismo

Resumo

À luz de perspectivas pós-modernas, o estudo busca discutir a polissemia que tensiona o conceito de identidade, fazendo pontes para entender a constituição identitária docente e sua implicação para a formação de professoras/es. A identidade pode ser entendida como um processo contínuo de estar no mundo, e cada pessoa é capaz de assumir identidades distintas em diferentes momentos. Assim como a identidade do sujeito não é monolítica, a identidade docente também está relacionada com aspectos multifacetados que criam múltiplas identidades, distanciando-se da noção de perfil ou papel profissional. A identidade das/os professoras/es, então, pode ser considerada uma combinação da sua biografia, das influências culturais e sociais e dos valores institucionais, podendo passar por mudanças conforme os papéis desempenhados e as circunstâncias.

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Artigos