VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NA ESCOLA

o que revelam os discursos de professoras/es em formação continuada

  • Ana Paula dos Santos Silva
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho
  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade
  • Alfrancio Ferreira Dias
Palavras-chave: Formação docente continuada, Intervenção pedagógica, Violências homofóbica

Resumo

Este texto analisa os discursos de 30 cursistas do Polo de João Pessoa (PB), coletados em 2015, em prova presencial do Módulo “Sexualidade e Orientação Sexual”. Os resultados indicam diferentes propostas de intervenção que perpassam dois eixos centrais: 1) trabalho de conscientização com desenvolvimento de atividades pedagógicas sobre respeito mútuo e diferenças entre alunos/as e demais integrantes da comunidade escolar; 2) encaminhamentos para a Diretoria, Coordenação, Conselho Escolar, Conselho Tutelar, Psicólogo/a e Justiça. Conclui-se que as/os cursistas direcionam as aprendizagens adquiridas na formação continuada para suas práticas pedagógicas, evidenciando um aspecto relevante para a gestão da homofobia na escola: a necessidade de ações conjuntas para o seu enfrentamento, embora as respostas ainda demonstrem equívocos teórico-conceituais que podem limitar a qualidade das intervenções pedagógicas.

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Artigos