A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO DE UMA PRÁTICA CRÍTICO TRANSFORMADORA COM FORMADORES DE PROFESSORES

  • Alexandre Saul Pinto
  • Ana Maria Saul
Palavras-chave: Pesquisa-formação, Relação teoria-prática, Educação problematizadora

Resumo

O artigo relata uma pesquisa desenvolvida com formadores de professores na oficina “Mudar é difícil, mas é possível e urgente”, contexto de trabalho de uma tese da qual participaram doze educadores, alunos de um curso de Mestrado Profissional na cidade de São Paulo. A metodologia da investigação caracterizou-se por uma pesquisa-formação, desenvolvida em uma oficina na qual se trabalhou com a investigação temática (FREIRE, 1987), em três momentos: leitura da realidade, análise crítica da realidade e elaboração de propostas de ação. Os dados produzidos emergiram de três fontes: ações realizadas na oficina, relatos dos educadores participantes sobre suas práticas de formação em serviço e documentos selecionados para a compreensão do objeto e do contexto da pesquisa. Os resultados dessa investigação foram-se evidenciando durante todo o processo de trabalho e puderam revelar um modo de construção de conhecimentos a partir da ação e reflexão. Houve apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos