“ENCONTROS SOBRE O PODER ESCOLAR” E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Magda Floriana Damiani
  • Maria Antonieta Dall’Igna
Palavras-chave: Formação continuada, Consciência, Empoderamento

Resumo

Este artigo relata a avaliação de um evento – “Encontros sobre o Poder Escolar” – organizado com o propósito de oferecer formação continuada a docentes da cidade de Pelotas (RS) e região. O evento tem crescido em tamanho e importância, ao longo dos anos, e apresenta um caráter diferente dos usuais congressos e seminários voltados ao desenvolvimento de professores(as), organizados em torno de palestras de profissionais proeminentes e apresentações de pesquisas. O evento analisado, ao contrário, foca nas práticas dos(as) professores(as) e gestores(as), apresentadas por eles(as) próprios(as) e discutidas, coletivamente, em Mesas de Apresentação. O artigo baseia-se em dados colhidos na nona edição do evento, ocorrida em 2009, centrando-se nas visões dos profissionais que nela apresentaram trabalhos. O instrumento de coleta foi o questionário, cujas respostas às questões precodificadas foram analisadas em termos de frequência.  As respostas a uma questão aberta foram codificadas em categorias e também analisadas pelas frequências. Os resultados foram interpretados à luz das ideias de Vygotski, Freire e seus interlocutores e sugerem que o evento provocou, nos(as) docentes, o desenvolvimento de consciência sobre seu trabalho  - a partir de reflexão, avaliação e discussões colaborativas – bem como empoderamento, pela valorização de suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos