AGRONEGÓCIO E EDUCAÇÃO

o trabalho docente e a hegemonia do Capital

  • Rodrigo Lamosa
  • Frederico Loureiro
Palavras-chave: Associação Brasileira do Agronegócio, Intelectual orgânico, Trabalho docente, Escola pública

Resumo

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), entidade nacional fundada em Brasília, em 1993, realiza o Programa Educacional Agronegócio na Escola, desde 2001, nas escolas públicas. O objetivo do artigo foi analisar o papel dos professores no projeto de hegemonia da associação. Foi utilizada como procedimentos de coleta de dados a revisão de literatura e entrevistas com dezessete docentes. Concluímos que a ABAG assumiu a tarefa histórica de “Partido do Agronegócio”, articulando na sociedade civil a formação de uma dupla camada de intelectuais orgânicos e a difusão da autoimagem associada à responsabilidade socioambiental. Os professores das escolas públicas vêm sendo assimilados para o papel da difusão de uma autoimagem do agronegócio.

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