PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM AUTISMO

revisão conceitual

  • Daniel da Silva Costa
  • Carlo Schmidt
Palavras-chave: Educação especial, Inclusão escolar, Autismo, Plano educacional individualizado

Resumo

O Plano Nacional Individualizado (PEI) é um instrumento norteador da inclusão dos alunos com deficiências, utilizado em diversos países. Trata-se de uma proposta pedagógica de ações compartilhadas entre gestores, professores, profissionais especializados e pais, para promover a aprendizagem do aluno. Estudantes com autismo parecem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido ao potencial adaptativo deste instrumento para atender à heterogeneidade dos perfis de aprendizagem da síndrome. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise conceitual do PEI, compreendendo suas bases legais e concepções teóricas, aproximações e divergências em relação a outras formas de plano, para discutir as possibilidades de suporte que este instrumento pode oferecer à aprendizagem. Conclui-se que o PEI pode preencher uma lacuna na inclusão por se constituir como uma metodologia de trabalho que se endereça às particularidades do processo de ensino destes estudantes, por meio do trabalho colaborativo na equipe escolar.

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Artigos