ESTUDO SOBRE A OFERTA DE DISCIPLINAS QUE INCLUEM AS NEUROCIÊNCIAS EM SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS GRADUAÇÕES PRECENCIAIS DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL

  • Livia Crespi
  • Márcia Finimundi Nóbile
Palavras-chave: Pedagogia, Formação docente inicial, Neurociências, Educação

Resumo

O estudo objetiva analisar as matrizes curriculares dos cursos presenciais de graduação em pedagogia no Rio Grande do Sul (RS), buscando identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam disciplinas relacionadas às Neurociências em sua relação com a Educação nestes cursos, bem como verificar a relevância atribuída pelos coordenadores dos cursos aos saberes neurocientíficos para a formação docente inicial. A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa constituída por revisões de cunho bibliográfico e documental, fazendo, igualmente, uso de um questionário aplicado aos coordenadores dos cursos de Pedagogia das IES em análise. Evidenciou-se que, embora a revisão bibliográfica destaque a relevância de conhecimentos relacionados à Neurociência em suas relações com a Educação para a formação docente inicial, disciplinas que abordam esta temática são ofertadas por um restrito número de IES, no RS.

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