A CONTRIBUIÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES DA TEORIA FUNDAMENTADA PARA A PESQUISA EDUCACIONAL

  • Edna Gusmão de Goes Brennand
  • Alberto José Ferreira de Lima
Palavras-chave: Teoria fundamentada, Metodologia de pesquisa em educação, Ciências de dados

Resumo

O estudo tem como foco investigativo as três tradições predominantes da teoria fundamentada: clássica, straussiana e construtivista, com ênfase em suas peculiaridades. Destaca a mesma origem comum dessas três vertentes e o compartilhamento de uma série de técnicas de abordagem originais, diferenciadas por estruturas filosóficas contrastantes e diretivas metodológicas conflitantes. Traz para a cena do debate metodológico questões fundamentais de interesse para os pesquisadores da área de Educação que trabalham com a pesquisa qualitativa, sobretudo no campo dos Estudos Culturais. Os resultados do estudo apresentam as aproximações e os distanciamentos entre as três principais abordagens da teoria fundamentada. São tecidas, ao longo da análise, considerações a respeito dos elementos a serem considerados na escolha da perspectiva da teoria fundamentada mais adequada para conduzir um trabalho de pesquisa com dados empíricos. Contribui para sintetizar elementos metodológicos úteis nas três tradições para a pesquisa empírica no campo da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Artigos