EVOLUÇÃO E MUDANÇAS NOS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM PROFESSORAS PARTICIPANTES DO PNAIC

  • Carmen Regina Gonsalves Ferreira
  • Marta Nörnberg
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional, Alfabetização, Reflexão, PNAIC

Resumo

Este artigo discute a evolução e a mudança dos conceitos de alfabetização e letramento em textos elaborados por professoras que participaram do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 0 artigo resulta da analise de conteúdo de 80 textos escritos por 23 professoras. Os resultados mostram que os entendimentos sobre os dois conceitos, inicialmente vagos, abrangentes e imprecisos, sofreram mudanças, ao longo do processo formativo. O artigo conclui que na formação continuada as praticas de escrita, leitura e reflexão coletiva favorecem o desenvolvimento profissional, pois oportunizam condições e tempo para que as docentes possam problematizar e sistematizar conhecimentos, ampliando sua capacidade de posicionamento e elaboração conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-10-19
Seção
Artigos