PRÁTICAS DE ESCRITA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO FAMILIAR

interlocuções com a BNCC na alfabetização

  • Luciana Piccoli
Palavras-chave: Práticas de escrita, Gêneros textuais, Suportes textuais, Alfabetização

Resumo

O objetivo deste trabalho é visibilizar e analisar práticas de escrita vinculadas ao contexto familiar de crianças de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Porto Alegre/RS, com enfoque nos gêneros e suportes textuais em circulação. Como desdobramento desse objetivo maior, ao final do texto, busca-se relacionar tais práticas e gêneros aos campos de atuação apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e levantar possibilidades pedagógicas para o trabalho com gêneros textuais na escola tendo em vista as práticas de escrita referidas pelas crianças. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se por ser qualitativa e a abordagem metodológica empreendida para a geração de dados se deu através de grupo focal com doze crianças. Como considerações finais, argumenta-se que os gêneros do campo da vida cotidiana permitem que as crianças, sobretudo as das classes populares, possam estabelecer relações de aproximação com as práticas escolares.

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Artigos