ELAS

EM MOVIMENTO, AÇÃO E INTERAÇÃO

  • Renata Nasinhaka
  • Márcia Eliane Leindcker da Paixão
Palavras-chave: Mulheres, Gênero, Feminismos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compartilhar os resultados preliminares do Projeto de Pesquisa intitulado "Mulheres, gênero e feminismos: conhecendo a trajetória dos grupos de pesquisa da UFSM", realizado pelo Grupo de estudos feministas ELAS da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir de uma investigação teórico-prática, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as pessoas responsáveis pela coordenação em cada grupo de pesquisa, no ano de 2020. O material coletado, após a transcrição, será submetido à análise de conteúdo[1]. A justificativa para a pesquisa consiste no fato de que, historicamente, os estudos dedicados aos temas: mulheres, gênero e feminismos, permaneceu nas margens dos processos de construção social, educativo e político das mulheres. A busca pela igualdade como forma de justiça social que as mulheres buscavam, e ainda buscam, através do movimento feminista seguiu por diversos caminhos, influenciados por fatores culturais, sociais, econômicos, jurídicos e políticos. O crescente número de grupos de pesquisas que estudam o tema tem trazido resultados expressivos tanto para a academia, quanto para a sociedade civil. Assim, buscamos identificar a organização dos grupos de pesquisas registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, por diferentes abordagens e metodologias, se dedicam ao estudo das mulheres, de gênero e dos feminismos. Contudo, as discussões preliminares apontam para a visibilidade e a necessidade de articulação coletiva no intuito de ações e parcerias que contribuam para as discussões e a promoção da igualdade de gênero dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Estela. Gênero e ciência no Brasil: contribuições para pensar a ação política na busca de equidade. In: BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. (org.). Encontro Nacional de núcleos e grupos de pesquisas: pensando gênero e ciência. Brasília: Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres, 2006. p. 11-24.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, UFSC, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan-jul. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: jan. 2019.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 357-378.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2017.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Femininos Plurais).
SAFFIOTTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
__________, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
TREULIEB, Luciane; DIAS, Maurício (ed.). A maternidade no Lattes. 2021. Revista Arco - Jornalismo Científico e Cultura. UFSM. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/maternidade-no-lattes/#portal-siteactions. Acesso em: 01 out. 2021.
UFSM. Institucional. Disponível em: https://www.ufsm.br/institucional/. Acesso em: 05 out. 2021.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos