A ATUAÇÃO DAS MULHERES DO NORTE NA LUTA PELA TERRA

PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA

  • Carina Alves Torres
  • Laylson Mota Machaddo
Palavras-chave: Práticas educativas, Comunidades tradicionais, Lideranças, Luta pela terra, Resistências

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação de mulheres indígenas Apinajés e de uma liderança ribeirinha na luta pela terra, buscando destacar a luta da mulher em territórios tradicionais enfatizando as ações femininas desenvolvidas nas comunidades que ocupam, e os processos de resistência enfrentados por elas. As comunidades em estudo situam-se na região Norte do Brasil, tratando-se especificamente do estado do Tocantins. Desse modo, busca-se apresentar como lideranças femininas apinajés desenvolveram práticas educativas em suas comunidades, com atuações voltadas para a prevenção da Covid-19, segurança alimentar e outras demandas territoriais. É notório que as mulheres, passaram a ocupar a função de lideranças em suas comunidades com mais recorrência, delineando mudanças estruturais na questão de gênero, nesse sentido, analisamos essas concepções a partir de duas perspectivas culturais, através da educação não formal, por entender que nessas comunidades os conhecimentos e saberes são perpetuados pela oralidade e práticas do cotidiano. Da mesma forma, que destacamos o processo político e educativo dos movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), imprimem sentidos e significados de luta e resistências por territórios em disputa, como a população ribeirinha do Acampamento Coragem enfrenta atualmente, tendo na representação da comunidade uma mulher, negra, ribeirinha e pescadora a atuação nos processos de permanência na terra. Por meio disso, este trabalho enfatiza a atuação de mulheres em diferentes contextos, seja na luta pela terra, nas ações voltadas para a prevenção da COVID -19, e nos processos educativos protagonizados por elas. Com isso, a atuação dessas mulheres destaca o protagonismo de mulheres indígenas e ribeirinhas na luta pela terra e em seus processos de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Alfredo W. B. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 6, n. 1, p. 9-32. Maio. 2004.
BRAGA, F. R.; BERTOLDI, M. R. As mulheres das comunidades tradicionais na promoção do desenvolvimento sustentável. In: CONPEDI/UNICURITIBA. (Org.). XXII Encontro Nacional do CONPEDI/UNICURITIBA. 1ed.Florianópolis: FUNJAB, 2013, v., p. 225-251.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GOHN, Maria Glória. Movimentos Sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v. 16, n. 47: 333-361, 2011.
LEANDRO, E. F.; DIAS, A. L.; BOMFIM, A. C. A educação não formal: Um espaço alternativo da educação. In: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE: III Congresso Nacional de Educação: Anais. Curitiba, 2017. p. 7209-7219.
MALVES, Patrícia Barba; ALVES, Alice Margarida Negreiros. Da ilha ao Mirindiba: expulsão e invisibilidade de mulheres pela hidrelétrica de Estreito – Tocantins. In: SILVA JÚNIOR, Amintas Lopes da, et al (Orgs.). Educação do campo, agroecologia e questão agrária: a experiência do curso de resistência agrária na construção do Iala Amazônico. Marabá, PA: iGuana, 2018.
ROCHA, Welitânia de Oliveira. A vida de Nhiro: etnobiografia de uma cacica Apinajé.2016. 58f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins, UFT: Tocantinópolis, 2016.
ROCHA, Welitânia de Oliveira. O movimento das mulheres indígenas Apinajé: Tempo, Política e chefia feminina. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília. DF: Brasília, 2018.
SACCHI, Ângela, GRAMKOW, Márcia Maria. (Orgs.) Gênero e povos indígenas: coletânea de textos produzidos para o "Fazendo Gênero" e para a "27ª Reunião Brasileira de Antropologia". Rio de Janeiro, Brasília: Museu do Índio/ GIZ/FUNAI, 2012.
SAFIOTTI, B.I. Hellieth. Gênero, Patriarcado, Violência. Editora Fundação Perseu Abramo. São Paulo 2004.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções sobre território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
TORRES, Carina, Alves. Mulheres Indígenas Apinajé: Trajetórias Socioespaciais em Tocantinópolis (TO). 2020, 115f, Dissertação de (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins, UFT: Araguaína, 2020.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos