Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO CEGA PELOS PARES foram seguidas.
  • O manuscrito submetido não reproduz total ou parcialmente, conteúdos de trabalhos já publicados, sem a devida creditação, de modo que configurem plágio ou auto-plágio.
    Para esclarecimento sobre plágio e auto-plágio recomendamos a seguinte leitura:

    HTTP://WWW.NOTICIAS.UFF.BR/ARQUIVOS/CARTILHA-SOBRE-PLAGIO-ACADEMICO.PDF.
  • O trabalho atribui autoria e co-autoria a todas as pessoas que efetivamente participaram da elaboração do manuscrito.
  • O trabalho foi submetido à rigorosa revisão linguística tanto na língua portuguesa quanto na língua estrangeira.
  • Em caso de aprovação, mesmo após a revisão sob minha (nossa) responsabilidade, concordo(amos) que alterações linguisticas sejam realizadas na versão final do texto pela equipe revisora, caso necessárias.

Diretrizes para Autores

D’Generus Revista de Estudos Feministas e de Gênero, identificada de forma resumida DG-Revista receberá colaborações inéditas de artigos que tenham afinidade com sua política editorial. Não serão avaliados trabalhos que não estejam em estrita conformidade com as normas para publicação descritas abaixo. Dúvidas poderão ser esclarecidas por intermédio do e-mail: dgenerusrevista@gmail.com

  1. D’Generus: Revista de Estudos Feministas e de Gênero publica artigos originais e inéditos, considerando a linha editorial da DG-Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
  2. As áreas contempladas pela política editorial da DG-Revista são as seguintes: 
    • Estudos feministas crítico e decolonial;
    • Educação, educação popular e educação do campo;
    • Trabalho, movimentos sociais e direitos humanos;
    • Interseccionalidades, raça e etnia;   
    • Cultura e violência;
    • Sexualidades, corpo e saúde;
    • Sexualidades e educação;
    • Identidades LGBTQIA+;
    • Travestilidades, transexualidades, transfeminismos e masculinidades trans;
    • Arte, literatura, filosofia e mídias.
  3. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos originais de estudos teóricos e empíricos, ensaios, resenhas de livros, entrevistas e traduções que versem sobre as temáticas elencadas no item 2. 
  4. Para submeter o trabalho, toda a autoria deve realizar individualmente o cadastro no sistema da DG-Revista. Não há custo para os autores.
  5. Os trabalhos deverão ser enviados via sistema na página eletrônica da D’Generus: Revista de Estudos Feministas e de Gênero, acessada pelo link: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/index, que os submeterá a avaliação do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.
  6. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, sem identificação.
  7. DG-Revista, através do editor científico ou do editor chefe, notificará a autoria principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação das/dos avaliadoras/es.
  8. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar e aceitar submissões de artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a seis meses.
  9. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 25.000 a 40.000 caracteres (com espaços), não contados o resumo, resumen, abstract e as referências.
  10. Os textos de resenha deverão ter no máximo 10.000 caracteres. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra atual, ou relançamento de algum clássico nas áreas contempladas pela DG-Revista. A autoria deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias da obra e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático de uma ou mais áreas referidas no campo 2, devendo conter todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [200dpi].
  11. Os manuscritos deverão ser apresentados, preferencialmente, em língua portuguesa, podendo ser também em língua espanhola ou língua inglesa, com no máximo cinco autorias.
  12. Os nomes das/dos autoras/es devem ser incluídos, por extenso através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. 
  13. Os nomes das autorias NÃO devem constar no arquivo enviado na submissão. Será necessário remover a identificação de autoria do trabalho do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da DG-Revista.
  14. As/os autoras/es deverão indicar e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar os créditos acadêmicos e profissionais no campo Biografia (titulação – incluir todas da mais recente para a mais antiga, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país).
  15.  No item URL deve ser disponibilizado o link do Currículo Lattes, e no item ORCID o link do ID da referida autoria (O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register). Caso os metadados estejam incompletos o artigo será recusado e uma nova submissão deverá ser realizada.
  16. O texto deverá obrigatoriamente utilizar o template disponibilizado para download na página, e ser digitado no editor Microsoft Word (doc, docx,). Para fazer o download do template clique aqui.
  17. Cada artigo deverá, obrigatoriamente, ser encabeçado por um título em português, em espanhol e em inglês, e o título não poderá exceder 100 caracteres com espaços.
  18. O artigo deverá apresentar, inicialmente, o resumo, resumen e abstract sintetizando problema, objetivo, método e resultado em 1500 até 1700 caracteres ou no máximo em 300 palavras, fonte 10, espaçamento entre linhas simples e não deverá ser redigido na primeira pessoa.  
  19. Deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês, separadas por ponto e vírgula (;) e iniciadas por letra maiúscula.
  20. Ilustrações (figuras, gráficos, imagens, gráficos, etc.), quadros e tabelas, deverão ser incorporadas ao texto conforme exemplos apresentados no template.
  21. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente, e cuidar para não utilizar referências que possam identificar as autorias no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  22. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para uma ou mais área de abrangência da DG-Revista.
  23. O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman tamanho 12 com alinhamento de parágrafo justificado sem recuo no início, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens superior e inferior 2,5 cm e esquerda e direita 3,0 cm.  
  24. As citações devem ser feitas entre aspas, sem o uso de itálico, indicando a referência bibliográfica junto ao texto. Exemplo: Gil (2002, p. 84) diz que “as fichas de leitura constituem, os elementos mais importantes nesta etapa”. Já em citações com mais de 3 linhas, recuo de 4cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples nas entrelinhas, destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem as aspas, e com indicação da fonte junto ao texto. 
  25. Não paginar o texto (artigo, resenha, ensaio, tradução, entrevista).
  26. Em caso de aprovação para publicação cada autoria do artigo deve preencher e assinar o Termo de Cessão Não Comercial e Exclusivo de Direitos Autorais de Artigo Científico. Os Termos devem ser enviados conjuntamente com a versão final do artigo, após realizados os ajustes solicitados pela Equipe Editorial. Para fazer o download do Termo de Cessão de Direitos Autorais clique aqui.
  27. Referências: Devem vir, ao final do trabalho, em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023/2018, da ABNT:

 - Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.

- Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso. Idem ao primeiro exemplo.

- Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso. Idem ao primeiro exemplo

- Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome por extenso et al. Idem ao primeiro exemplo.

- Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome por extenso (Ed/Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

- Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

- Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

- Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

- Trabalho em evento:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Título dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

- Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em: <link>. Acesso em: data do acesso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.