A PANDEMIA COMO CRISE CAPITALISTA

DIÁLOGOS E QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA ECONOMIA SOLIDÁRIA FEMINISTA

  • Victória Mello Fernandes
  • Isabella Almeida dos Santos

Resumo

A presente pesquisa qualitativa tem um alcance exploratório, com o objetivo de pensar a crise humanitária e sanitária causada pela pandemia da Covid-19 como uma expressão das relações da colonialidade capitalista moderna. O sistema de acumulação capitalista se baseia em relações de produção que necessitam da exploração de alguns sujeitos para sua subsistência. Nesse sentido, busca-se articular as análises, aos apontamentos que "economia solidária feminista" indica, ou seja, a necessidade de pensar formas alternativas de produção não predatórias, que valorizem os sujeitos das relações trabalhistas, assim como evidenciem a exclusão das mulheres do campo econômico. Parte-se do entendimento do sistema colonial-moderno como um padrão de poder de subalternização e dominação de alguns sujeitos, marcados historicamente por classificações como raça e gênero, que durante a pandemia foram as pessoas mais atingidas no Brasil. Traz-se ao corpus do trabalho dados de agências estatais e institutos de pesquisa, assim como notícias veiculadas em jornais nacionais para análise, as quais apontam um efeito das políticas públicas e vulnerabilidade econômica e social de mulheres negras durante o ano de 2020. Identifica-se que os efeitos da pandemia não são apenas consequências de políticas atuais, como a má assistência social, o baixo valor de auxílio emergencial e o possível superfaturamento de vacinas, mas também são resultados de uma sequência de decisões estatais como a precarização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Marcos. Redes, educação e Economia Solidária: novas formas de pensar a Educação de Jovens e Adultos. In KRUPPA, Sonia Maria Portella (Org.). Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: INEP, 2005, p. 31-40.
COELHO, Lina. Economia feminista. Dicionário internacional da outra economia, p. 128-133, 2009.
CURIEL, Ochy Pichardo. Hacia la construción de um feminismo descolonizado in: Martínez Alonso, G. and Martínez Toledo, Y. (ed.) Emancipaciones feministas del siglo XXI, Ruth Casa Editorial: Panama: 189-200.
FLICK, Uwe. Desenho Da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre Artmed, 2009.
FARIA, Nalu. Economia feminista e agenda de luta das mulheres no meio rural. Estatísticas rurais e a economia feminista: um olhar sobre o trabalho das mulheres. Brasília: MDA, 2009.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1976). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HILLENKAMP, Isabelle; GUÉRIN, Isabelle; VERSCHUUR, Christine. A Economia Solidária e as Teorias Feministas: possíveis caminhos para uma convergência necessária. Debates feministas, n. 3, p. 1-34, 2016.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas [online]. 2014, v. 22, n. 3.
GOTTLIEB, ROBERT & JOSHI, A. Food Justice. 2010.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1.
MBEMBE, Achille. NECROPOLÍTICA: Biopoder, sobrania, estado de exceção, política da morte. N-1 edições, 2018.
MIÑOSO, Yuderkys Espinosa; CORREAL, Diana Gómez, MOÑOZ, Karina Ochoa. Tejiendo de outro modo: Feminismo, epistemologia y apuestas descoloniales em Abya Yala. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.
PRATES, Ian; LIMA, Márcia; COSTA, Gisele; BERTOLOZZI, Thayla. Desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho em meio à pandemia. Informativo Desigualdades raciais e Covid-19 | fevereiro. 2021.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, Eurocentrismo y América Latina. En: Colonialidad del Saber y Eurocentrismo, Edgardo Lander, ed. UNESCO-CLACSO 2000. Buenos Aires, Argentina.
QUIJANO, Aníbal. Buen Vivir? entre el ‘desarollo’ y la Des/colonialidad del poder. En: Ecuador Debate, nº 84, diciembre del 2011. En Informe 2009-2010 Oxfam. Pobreza, desigualdad y desarollo en el Perú, Julio. 2010.
SINGER, Paul. A economia solidária como ato pedagógico. In KRUPPA, Sonia Maria Portella (Org.). Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: INEP, 2005, p. 13-20.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos