LEITURA E ESCRITA DO MUNDO

ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

  • Diana Lusa
Palavras-chave: Mulher negra, Carolina Maria de Jesus, Escrevivência

Resumo

Tendo como proposta embasar-se em referências locais para as análises, de acordo com um pensamento decolonial, esta escrita objetiva refletir sobre a relação da mulher com a leitura e com a escrita. Com um olhar especial ao primeiro livro de Carolina Maria de Jesus, são aprofundadas e discutidas as temáticas: mulheres e escritas de si, escrevivência, mulher negra, leitura de mundo, sendo a discussão transversalizada pelos conceitos gênero, classe e raça. O problema central deste estudo é perceber como a leitura e a escrita emergem no livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, mulher, negra, pobre, em um processo de escrevivência. A obra é analisada à luz das teorias de Conceição Evaristo; Paulo Freire; Joan Scott; Guacira Lopes Louro; Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes. Perecemos que a fome é o fio que perpassa os escritos de Carolina; sua escrita mostra sua leitura de mundo em se perceber mulher, negra, rejeitada, esquecida juntamente com seus filhos; em entender condições sociais, políticas e injustiças a que está submetida. Com a análise podemos dizer que o livro analisado permite ter uma noção da barbárie social em determinada favela do Brasil na década de 1950. A obra nos apresenta a capacidade da autora de ler seu mundo e agir nele dentro do que lhe é possível, também de questionar o que está posto, as políticas, os políticos, a falta de perspectiva. De trazer seus sonhos: morar em uma casa melhor, limpa, ter comida, ver seus filhos educados e na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Ouro sobre azul, 2004.
DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
EVARISTO, Conceição. Conferência de Abertura com Conceição Evaristo: Negras Escrevivências. XI COPENE. Palestra proferida em 09 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=biBn732cI5E Acesso em 18 de junho de 2021.
EVARISTO, Conceição. Ocupação. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FEDERICI, Silvia. Eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não remunerado. Vídeo no Canal Boi Tempo Editorial, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bFSI4nEB6jI. Acesso em: 15 jun. 2021.
JESUS, Maria Carolina. Quarto de despejo: o diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
LIS, Ludimila in DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 20 n.2, jul/dez, 1995, p. 71-99.
SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. "Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Revista Psicologia Política, vol.17 no. 39. São Paulo maio/ago. 2017. Acesso em: 08 out. 2021.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TOMASINI, Marina. Categorización sexual y socialización escolar em el nivel inicial. In: MORGADE, Graciela e ALONSO, Graciela (compiladoras). Cuerpos y sexualidades em la escuela: da la normalidad a la disidencia. Buenos Aires: Paidós, 2008. p. 93-112.
Publicado
2022-09-15
Seção
Artigos